Translate

Paulínia Film Festival

Paulínia Film Festival 
Em 2008, nascia o I Paulínia Film Festival, um dos maiores festivais do país, janela de filmes inéditos e espaço de debates e troca de experiências entre produtores, cineastas, atores e técnicos. A atriz Fernanda Montenegro foi a mestre de cerimônias que inaugurou o palco do Theatro Municipal Paulo Gracindo, na abertura do primeiro evento cinematográfico da cidade.
Naquele ano, Zé do Caixão, Selton Mello, Darlene Glória, Cláudia Abreu e Ângelo Paes Leme foram consagrados por seus trabalhos na direção de filmes ou atuação nos títulos que concorriam aos prêmios do Festival. Simonal, Ninguém Sabe o Duro que Dei, de Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, foi o vencedor entre os documentários.
Em 2009, a abertura do II Paulínia Film Festival teve apresentação de Marília Gabriela e Lázaro Ramos e teatro lotado em todas as exibições de filmes do evento que já havia conquistado credibilidade na imprensa e no meio cinematográfico de todo o país. Mais de 80 jornalistas prestigiaram a exibição de filmes, que destacou o comovente O Contador de Histórias, longa com Denise Braga dirigido por Luiz Villaça, e também Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo, além do documentário Só Dez por Cento é Mentira, ensaio livre sobre a vida do poeta Manoel de Barros.
Já a terceira edição do Paulínia Film Festival, em 2010, contou com Fernanda Torres e Lázaro Ramos como mestres de cerimônia do evento que consagrou, com seis prêmios, os cineastas das favelas do Rio com 5x favela, agora por nós mesmos, filme coletivo de diversos diretores, num projeto idealizado por Cacá Diegues. Bróder, filme de Jefferson De, com Caio Blat e Kassia Kiss ficou com o prêmio da crítica. Marcelo Serrado e Fernanda de Freitas foram os melhores atores por Malu de Bicicleta, de Flávio Tambellini. O documentário Lixo Extraordinário, de Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim entusiasmou o público, foi aplaudido de pé por mais de cinco minutos e depois indicado ao Oscar de melhor documentário.
Em 2011, o evento chegou à sua quarta edição já reconhecido pelo público e pelos profissionais de cinema, reunindo alguns dos melhores filmes do ano. Os comediantes Leandro Hassum e Marcius Melhem abriram a noite de gala para mais de 1.200 pessoas que prestigiaram a abertura do evento no Theatro Municipal Paulo Gracindo. Selton Mello, Bruna Lombardi, Carlos Alberto Riccelli, Marat Descartes, Nanda Costa, Irandhir Santos brilharam na tela do evento e no tapete vermelho, consagrados pelo júri e pelo público do Festival, que teve cobertura de mais de 100 jornalistas de todo o Brasil.
A Retomada, como ficou conhecida a quinta edição realizada em 2013, contou com uma programação enxuta de seis longas-metragens. Sem mostra competitiva, o V Paulínia Film Festival homenageou os profissionais premiados nas edições anteriores e apresentou filmes inéditos e em lançamento como Confia em Mim, de Michel Thikhomiroff; O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra; Tatuagem, de Hilton Lacerda e as animações Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi; O Menino e o Mundo, de Alê Abreu.


O VI Paulínia Film Festival será realizado de 22 a 27 de julho, como foi originalmente criado: com mostras competitivas de filmes brasileiros, atores e diretores conhecidos do público e da crítica, debates e workshops. Títulos Internacionais também farão parte da programação do evento.